sábado, 26 de março de 2011

Você já ouviu falar da OnLive?

Hum?! Live? Online? OnLive!

Para quem ainda nuca ouviu falar, o OnLive é um serviço de distribuição de jogos pela “nuvem”, onde não existe o processamento local. Todos seus comandos são enviados para os servidores da OnLive, que processam o jogo e lhe enviam de volta a imagem, com um tempo de resposta próximo ao que fosse de um processamento local, não havendo assim nenhum atraso. Lá o jogo é sincronizado, renderizado e armazenado em um servidor remoto e então entregue online. 



O serviço foi anunciado como sendo compatível com qualquer PC rodando Windows XP, Vista, Seven, ou Mac utilizando OS X. Um computador modesto, que tenha requisitos mínimos para reprodução de vídeos, poderá ser usado para jogar qualquer título desde que este esteja disponível no servidor Onlive. Por essa razão, o serviço é visto como um forte competidor no mercado de consoles. No entanto, a Engadget comunica que conexões de banda larga de 1.5 Mbps permitirão imagens de qualidade equivalente ao Wii, enquanto 4-5 Mbps são requeridas para resolução de alta definição

Eu já havia ouvido falar desse serviço no fim do ano passado, mas na ocasião não prestei atenção à data de lançamento nem se estaria disponível aqui no país do carnaval. A minha grata surpresa veio ontem, navegando pela internet, encontrei um blog dizendo ser possível utilizar o serviço aqui no Brasil com conexões banda larga de alta velocidade. 

Quando eu ví o link do download do aplicativo, bem pequeno por sinal, fiquei extasiado! Baixei e, sem muita expectativa, instalei. Foi em questão de uns 5 minutos e eu já estava jogando Assassins Creed: Brotherhood no meu bom laptop de placa onboard...

É claro que antes eu tive que me cadastrar. No entanto, é tão rápido e anti-burocrático que eu nem percebi que cadastrei meu email. Não é preciso cadastrar endereço, idade, cidade, país ou nem mesmo confirmar o email. E o mais engraçado foi que consegui conectar-me de primeira. Nossa, isso nunca acontece comigo. Olha que sou muito azarado com esse tipo de coisa.

Nem tudo são flores

É, minha conexão à internet é de 10 Mbps e foi por isso que consegui conectar com certa facilidade. Contudo, já vi relatos em fóruns de gente, aqui no Brasil, que não conseguiu conectar com banda larga com a mesma velocidade que a minha...
Eu mesmo, depois de alguns Logins bem sucedidos, não consegui conectar-me por um bom tempo; quero dizer, loguei pela primeira vez na sexta (25/03) à tarde. À noite já não era possível conectar o serviço. Deve ser por causa do volume de pessoal do mesmo provedor que o meu (GVT) conectando à internet ao mesmo tempo, já que hoje à tarde eu já joguei e filmei novamente.

Outro problema bem sério é a configuração gráfica dos jogos. Os gráficos estão maravilhosos, sem dúvida, do mesmo nível do Ps3 e do Xbox360. No entanto, não há alta definição! Isso foi meio brochante, até por que a descrição do serviço diz ser possível conseguir a alta definição com 5 Mbps de velocidade. 

Os famosos Lags estão raros, e quando vem são bobos e não atrapalharam a jogatina. Isso é um ponto positivo para o serviço...

Tá. quanto sai essa brincadeira?

Olha, pelo que entendi, você tem 2 opções para utilizar. Primeiro, ao logar, assim como eu fiz, você vai ter acesso à, chutando, 80% dos jogos da biblioteca deles, em versão trial, podendo jogar apenas a primeira meia hora de cada jogo. A assinatura é feita da seguinte forma: Você tem a opção de pagar $9,90 dólares por mês e usufruir de uma biblioteca de 43 jogos (por enquanto, eles estão adcionando mais). São jogos, em sua maioria casuais, mas há alguns jogos antigos hadcore como Bioshock, Unreal Tourment III, SAW, H.A.W.K, e outros que não estou lembrando. A outra opção é a compra individual de cada jogo. Nessa opção você pode jogar lançamentos à preços relativos à mídia física. Por exemplo, Homefront, que foi lançado semana passada, está à $49,99 dólares. Assassins Creed Brotherhood também está nesse preço.


Vídeos Demonstrativos

Galera, fiz 2 vídeos demonstrando a jogabilidade e os recursos presentes nesse serviço. Já era para eles terem sido postados aqui no blog, mas não estou conseguindo upá-los para o youtube. Quando eu conseguir, prometo postar aqui. Por isso também, não vou dar mais explicações sobre a OnLive, já que está tudo nos vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário