sábado, 2 de abril de 2011

Veredíto Final: Dragon Age Origins

E ae galera. Beleza? Passei o dia jogando Dragon Age: Origins e só parei para jogar um pouco a demo de Mass Effect 2, jogo que comprei e deve chegar essa semana para mim via download... Enfim, joguei pra caralho o rpg da bioware hoje e venho aqui dar o Veredito Final de DA:O.

Ah, essa é a estréia do quadro Veredito Final. Como o nome diz, vamos dar o veredito final do jogo, inclusive dando notas quando for análise escrita. Nossas notas não vão basear somente em aspectos técnicos, mas também em relação a proposta do blog. Tipo, se o jogo é muito bom, mas não te agrega nada culturalmente, a nota dele cai. =D


Voltando ao jogo, foi uma experiência muito diferente jogar Dragon Age: Origins. Já tinha muito tempo que eu havia jogado meu último RPG ( anos, inclusive), mas me dediquei a tentar jogar esse estilo novamente. Vocês acompanharam o unbox e a primeira impressão de jogo e por isso trago ele novamente à tona, mas agora para dar a sentença dele.. hehehe.

História

Esse é um ponto que o jogo concluiu com êxito. A história, baseada na época medieval e no universo D&D, aprensenta, desde o começo, diversas possibilidades. Por exemplo, ao começar o jogo, você cria seu personagem, escolhe suas características físicas, sua raça, sua classe, seu nome, sua origem. Isso é relevante, apesar de não ser crucial, no game. As primeiras horas de jogo variam bastante dependendo do tipo de herói que você criou. Se você fez um anão nobre, a história será diferente de um homem nobre. Eu falo que essas escolhas são relevantes, mas não cruciais, pois não muda em nada a história principal. O que muda é a história pessoal de cada personagem, deu pra entender?

Evidentemente, a história é diferente para cada jogador (pelo menos o começo). Então, vou contar a história do meu personagem, sem dar spoiler, hehehe. Em DA:O eu era um homem guerreiro nobre (esnobei, hein?!) de cabelos longos e barba espessa (ui!) que vivia em um castelo, era tratado como fodão, etc.. Numa noite acordo e o castelo está sendo atacado (vocês viram essa parte no vídeo de primeira impressão). Vou procurar minha família e encontro um grey warden (esqueci o nome do cara) fodão que estava de visita ao meu castelo. Ele me ajuda a ver o que está rolando e encontramos minha mãe. Ela vem conosco e após ganhar algumas batalhas contra alguns soldados fracos, encotramos meu pai todo fudido no chão, quase morrendo. Minha mãe fica com ele e os dois morrem, obviamente. Eu, o grey warden e meu cão (fox) seguimos para a fortaleza dos grey warden para ele me treinar, etc.. Descobrimos também que a minha família tinha sido traída por um amigo do meu pai e eu juro vingança, blá blá blá. História bem clchê essa, não?!

Acho que a partir daí a história padroniza e fica igual para todas as origens. Conheço Alistair, aprendiz de grey warden que depois vira meu amigo. Conheço Morrigan que junta-se a nossa party depois de uma quest.. depois vou conhecendo muitos outros personagens que juntam-se a nós. 



A história principal basea-se em um monte de criatura das trevas chamadas de Darkspawn que são tipo controladas pelo Archdemon, o Sauron do jogo (qualquer semelhança com Senhor dos Anéis não é coincidência...), que quer destruir o mundo dos homens. Os homens, por sua vez, brigam entre si pelo poder, e ainda há a ocorrência de outras classes e raças nada amistosas entre si. Assim são os templários, guerreiros fodões que controlam os magos. Um não gosta do outro. Vou parar por aqui, porque não quero dar spoiler para quem for jogar.

Jogabilidade

A jogabilidade, no ps3, não é intuitiva e chega a ser chata em algumas partes. A seleção de poderes a serem usados é feita pressionando R2, o que pára o combate na hora. É estranho no começo, mas depois você se acostuma. A jogabilidade não é o problema, nem o combate ( mescla de turnos e ação). O grande problema do jogo é eles ser tão prolíxo. Ou seja, ele é muito grande, mas não precisava ser. Muitas quests nada a ver com a história e as missões pouco intuitivas te fazem perder a paciência e largar o controle. Aí não há história que aguente.



Gráficos

Sinceramente, achei os gráficos fracos. Os gráficos não são dignos de um Ps3 ou Xbox360. Na boa, sem sacanagem, chega a ser brochante ter que jogar tanto tempo esse jogo. Acho que no PC ele deve se sair melhor, já que numa tela menor, como em um monitor, os jogos de PC são mais bem visualizados. Outra coisa bizarra, além da quebra constante de polígonos, é a limitação física do personagem. Pqp, o cara nem pula!

Veredito Final

Cara, se você já for um jogador de RPG você vai adorar DA:O. já que como RPG ele não falha. Ele falha quando tenta ser um jogo de ação, fazendo o jogador percorrer tantos lugares no mapa para fazer quests que parecem inacabáveis e enfadonhas. Um saco. Outra coisa, se você pretende comprar esse jogo para xbox ou ps3, esquece. Não vale a pena jogá-lo no console. O controle não prejudica, mas também não ajuda. O foda é a imagem. Eu joguei esse jogo, quase integralmente numa tv 47 ". Na boa, me deu dor de cabeça toda vez que joguei por mais de uma hora. No entanto, se você é um jogador de pc, pode testar o jogo cara, ás vezes você gosta do estilo e anima jogar sua ENORME campanha.



O que posso falar de bom de Dragon Age? Além da história, muito boa, mas não tão boa quanto a crítica fala; o modo de escolhas do jogo funciona muito bem, além da opção de relacionar com seus amigos. Muito massa isso. Concluindo, se vale a pena jogar, cara, é relativo. Se você vai jogar em console, não. A menos que seja muito fissurado em RPG, o que descobri que já não sou mais. Se você vai jogar em pc, beleza, vai na fé! O jogo não é ruim, mas não é a maravilha que a crítica falou. Joguei a demo de Dragon Age 2 e já notei mudanças significativas no jogo que me fizeram ter vontade de jogá-lo. 

Nota final: 7,5  > Aprovado, sem recuperação! Ebaa!

Pontos positivos:
  • Boa História
  • Combate envolvente
  • Inglês sendo posto a prova, e muito!
Pontos negativos:
  • Gráficos fracos
  • Sistema de Quests sem noção de ruim
  • Epic Fail na tentativa de ser um jogo de ação

Então é isso aê. Falou galera. See you next!

2 comentários:

  1. Na minha opinião o jogo nos consoles também ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Não aguentei jogar 1 hora esse jogo no PS3, chato demais, muito chato, isso sem contar que os gráficos para um ps3 deixam muito a desejar, me arrependi de ter comprado.

    ResponderExcluir