quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Black ops

INTRODUÇÃO

Olá pessoal! No último post eu apresentei a proposta do nosso Blog e dei uma introdução do que a gente vai falar por aqui. Para quem nao leu, resumindo, nossa proposta é fazer análises de jogos de várias plataformas. No entanto, nossas análises nao serão apenas técnicas, pelo contrário, falaremos pouco da parte técnica, já que existem tantos sites e blogs competentes nesse aspecto. Vamos levantar os aspectos culturais e educacionais que podem agregar algo à vida das pessoas. Nosso objetivo é fazer com que o público gamer possa olhar para os jogos eletrônicos de uma outra forma, elevando essa mídia a outro patamar, a arte.

Bem, hoje falarei sobre o jogo que mais me impressionou nessa geração de video-games, do ponto de vista de diversidade de maneiras que um jogo pode dialogar com o jogador: Call of duty Black ops. Quem já jogou algum jogo dessa série e curte jogo de tiro fps (first person shooter) sabe que COD é uma franquia que entra ano sai ano sempre faz grandes jogos de guerra. Esse ano de 2010 nao foi diferente. Black ops, o sétimo jogo da série, é um dos melhores de seu genero, na minha opinião, de todos os tempos.

Gráficos incríveis, ótimo som e história perfeita, além de seu incrível modo multiplayer, que em algumas versões de console peca com bugs e lag, e um divertido cooperativo multiplayer onde o objetivo é matar zumbis, saudosista à resident evil de playstation one.

A ESTÓRIA E A HISTÓRIA

A história de Black ops é boa. A trama que a circunda é muito boa. Mas o que me impressiona, de verdade, é o link que a história faz com o mundo político e geográfico real. Nao que houve uma tentativa de matar Fidel Castro por parte dos americanos, mas o contexto em que a história está

contida e a imersão que o jogo traz faz com que voce entenda, com mais riqueza de detalhes do que um livro didático, todo um período histórico que o mundo viveu durante metade do século XX. Além do mais, a maior parte dos conflitos no jogo tem fundamentaçao em batalhas verídicas travadas durante a guerra fria. Pode-se encontrar até menções à máfia russa, que viria a ser formada com o fim da URSS, com o personagem Dragovich, um integrante da KGB. E claro que esse ou qualquer jogo nao substitui o estudo e a leitura, mas serve, assim como um filme, de ferramenta de ensino que poderia ser trabalhada.

A LIGUAGEM

Tudo o que eu falei até agora faz sentido se, e somente se o jogador entender a história. Como o áudio do jogo é em ingles e as legendas, nao sei as de PC, mas as de console, sao na lingua inglesa também, o jogador tem que entender o mínimo de ingles. Por isso que muita gente fala mal desse jogo, já que o ponto forte dele é a história e pouca gente tem a paciência e o conhecimento mínimo para entender uma história narrado nessa língua. Há aqui a oportunidade de, quem nao tem o conhecimento, mas precisa de fluência, praticar sua leitura, interpretação e audição.

A MATEMÁTICA E O RACIOCÍNIO

O modo online exige, além de habilidade, que só se ganha jogando, raciocínio rápido. Um jogo de fps é mestre nisso. Fazer com que o jogador pense rápido e exercite seu cérebro. A matemática positiva dos frags (razao entre entre assassinados e mortes) e a dinâmica que esse jogo possui pode te viciar e fazer voce gastar toda sua grana com DLCs, mas nunca irá fazer voce uma pessoa mais burra ou retardada, como afirmam "especialistas" por aí.

CONCLUSÃO

Se o leitor nunca observou essas características em um jogo, prepara-se, pois tem muita mais em todo universo de games; basta aprender a enxergar. Se voce é mae ou pai e leu esse texto até o final, acho que nao pegará mais no pé do seu filho por ele jogar "jogo de tiro". Lembrando que o jogo nao é recomendado para menores de 18 anos, já que contém fortes cenas de mutilação e violência, mas nada muito assustador para quem ve jogos mortais na tela quente toda segunda-feira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário